A Raiva é uma doença causada por um vírus e é facilmente transmitida entre muitas espécies animais, podendo infectar roedores (ratos, ratazanas), grandes animais (vacas, cavalos, entre outros), pequenos ruminantes (cabras, ovelhas), animais de companhia (cães e gatos), animais silvestres (raposas, lobos, gatos do mato, cachorros do mato, morcegos, etc) e nós, seres humanos.
A transmissão ocorre por contato com a saliva do indivíduo infectado (mordida, mucosas oculares e bucais, ferida aberta, etc) e o período de incubação é de aproximadamente 10 dias.
O vírus entra no organismo infectado e atinge nervos periféricos (dificultando a locomoção, mastigação e deglutição – ato de engolir), atinge também o sistema nervoso central causando irritabilidade e alucinações que levam à agressividade e “perda de medo”, levando o indivíduo infectado a atacar tudo e todos a sua volta. Com a dificuldade de engolir, há o acúmulo de saliva na boca e também os infectados se negam a ingerir água por não conseguirem engoli-la, o que fez a doença ficar conhecida como hidrofobia (medo de água).
O vídeo a seguir mostra um caso terminal de raiva em cão de rua.
A doença é uma zoonose (doença transmitida entre animais e humanos) letal. Não há cura para casos de raiva em humanos ou em animais.
Em humanos, o tempo real entre a infecção e o aparecimento da doença varia muito (entre dez dias a sete anos). O período médio de incubação, no entanto, é de três a 12 semanas.
Os sintomas podem incluir salivação em excesso, convulsões, sensibilidade exagerada no local da mordida, excitabilidade, perda de sensibilidade em uma área do corpo, perda de função muscular, febre baixa, espasmos (contrações) musculares, entorpecimento e formigamento, dor no local da mordida, agitação e ansiedade, dificuldade de engolir (beber algo provoca espasmos da laringe).
O óbito geralmente ocorre devido à parada respiratória (o vírus causa lesão na invervação da musculatura toráxica, incluindo o diafrágma).
Em caso de suspeita de raiva, você deve entrar em contato imediatamente com um agente de saúde para receber o soro anti-rábico e o animal deve ser mantido em observação pelas autoridades competentes por até 10 dias.
O único meio de prevenção da doença é a vacinação de animais domésticos à partir dos 04 meses de vida e a realização do reforço vacinal anual. Se você trabalha com animais, o ideal é que você tome a vacina também, preventivamente e, nós, humanos, devemos realizar a titulação de anticorpos a cada 06 meses para avaliação de necessidade de reforço.
Caros leitores, infelizmente este ano a Prefeitura não realizará a vacinação gratuita para raiva. Por favor, não esqueçam de levar seus animais em seus locais de confiança para realizar a vacinação.
Consultório Veterinário Piva
Rua Odenir Dissenha, 185 – (41)3779-4009 ou (41)8777-8989
Comments