top of page

Receba novidades do bairro Uberaba em primeira mão!

Escolha um canal

whatsapp-logo-1.png
telegram-logo.png
Brincando com o celular

Falando do trem…

trem no jardim icarai

Bem, hoje é domingo, e apesar disso eu não pude sair fazer matéria em nosso bairro, então resolvi falar um pouco de trem. pode me chamar de louco mas achei interessante falar sobre ele, pois querendo ou não, ele faz parte do nosso bairro desde 1977.

 Na verdade ele chega a ser um ponto turístico do bairro, mesmo involuntariamente, pois lembro-me de quando eu morava em São Jose, diversas vezes pedia para minha mãe me trazer para ver o trem. e vejo isso acontecer diversas vezes nos dias de hoje também.

   Mas também foi palco de muitas tragedias no bairro, Crianças, Suicidas, Bêbados, Distraídos, Motoristas e pessoas com problemas auditivos foram vitimas constantes dessa linha. Hoje em dia não tão frequente como antes, mas ainda acontece. Lembram de quando o onibus V. Reno foi atropelado?


Onibus Vila Reno atropelado pelo trem

     Lembro-me também dos contantes saques que acontecia. pois quando o trem parava, pessoas abriam o vagão e derramavam cargas inteiras de soja, milho, feijão. e uma vez até cimento foi saqueado. 

Na área da segurança, foi palco de muitos homicídios. teve uma época que todo dia tinha um esticado na linha. Mas também foi usado pela policia uma vez que fechou com o trem as saídas das vilas Icaraí e União para fazer uma operação na região. 

   Ah, não podemos esquecer que a linha também é o camarote nos finais de ano, pois é aonde as pessoas se reuni para ver os fogos de fim de ano, pois da linha, da para ver os fogos tanto do bairro Uberaba quanto de São Jose dos Pinhais e também alguns do Boqueirão.


homem morto nas margem da linha

   Bom, pensando nisso eu fiz esse post, do nada eu estava aqui pensando; e se essa linha do trem fala-se, sera que ela teria historia para contar?

A linha do trem também  foi o refugio nas enchentes constantes que aconteciam nessa parte do bairro, pois era ali que as pessoas corriam para ficar fora da água.

Tambem serve até o dia de hoje para testar o folego sabia, pois me diga, quem que mora nas imediações nunca saiu correndo que nem um desesperado para passar antes do trem?

e quem nunca falou palavão quando precisava ficar parado na chuva esperando o trem passar?

E quando você esta andando tranquilamente e o trem da aquela Buzinada e faz seu coração parar de susto.

Pois é, o trem faz parte da vida de muitas pessoas no bairro, mesmo que as lembranças não seja tão boas, mas faz parte, e muitos tem historias para contar nessa linha, tanto boas como ruim. por isso não poderia deixar de falar dele nesse site pois afinal, esse bairro não seria o mesmo sem ele. talvez seria melhor, talvez pior, mas não seria o mesmo, assim como o Armazém Santa Ana, o Viaduto Estaiado, a Avenida das torres e Salgado filho, a linha férrea também é uma das marcas registradas daqui.

Se você tem uma lembrança da linha do trem e queira nos contar, deixe nos comentários para deixar essa postagem mais rica em conteudo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Conheça a nossa loja

Quer indicar uma matéria?

Envie uma mensagem no WhatsApp

41 9 9765-2248 ou 

Loja do Bairro Uberaba