top of page

Receba novidades do bairro Uberaba em primeira mão!

Escolha um canal

whatsapp-logo-1.png
telegram-logo.png
Brincando com o celular

Enfim Boas noticias para o bairro: Assinada autorização para obras da Casa Kozak

Materia da Prefeitura de Curitiba:

Duas importantes obras, nas áreas de cultura e esporte, tiveram a ordem de serviço assinada pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, na manhã desta quarta-feira (12): a reforma e ampliação da Casa Kozak e o término do Centro de Esporte e Lazer do Uberaba. Com essa assinatura, as empresas que venceram as licitações estão autorizadas a iniciar as obras. O investimento nestas duas construções será superior a R$ 1 milhão.


“A Casa Kozac, que é um importante patrimônio cultural de convivência e incentivo à leitura, soma-se à recuperação promovida pela Prefeitura em vários patrimônios deCuritiba que estavam abandonados, ou com risco de desabamento, como foi com a sede da UPE e a Casa Klemtz”, comentou Fruet. São investimentos que a Prefeitura está realizando para o reparo de imóveis históricos relevantes para a cidade que estavam esquecidos e deteriorados com o passar do tempo.

O Centro de Esporte e Lazer (CEL) é uma obra que está sendo retomada após abandono pela empresa responsável, em 2011. Esse projeto apresentava problemas de recurso e de contrato assinado pela gestão anterior. “O Centro de Esporte e Lazer do Uberaba vai permitir a mobilização da comunidade para desenvolver diversas atividades no local”, disse o prefeito. Com a retomada, o complexo esportivo deverá ser finalizado ainda neste ano.

O espaço terá sala de ginástica, quadra poliesportiva, campo de futebol de grama, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei de praia, pista de caminhada e parque infantil. O investimento será de aproximadamente R$ 900 mil.

O presidente do Conselho de Segurança do Jardim das Américas, José Carlos Mendes do Nascimento, destacou a importância da retomada das duas obras para a comunidade. “Representa um resgate social enorme para os bairros da regional Cajuru. Existia uma carência muito grande para região de equipamentos esportivos e é uma alegria porque, num momento de crise, estamos dando o pontapé inicial para realizarmos um grande trabalho junto aos jovens”, disse Mendes.

Casa de Leitura

A Casa de Leitura Vladimir Kozak, que serviu por quase 20 anos como biblioteca e espaço de leitura para a comunidade do Uberaba, passará por uma ampla reforma, com a reconstituição de toda a sua estrutura de madeira. Serão substituídos o piso, as esquadrias e o telhado, e também todo o sistema elétrico, hidráulico, de lógica e telefonia.

Também contará com sistema de prevenção de incêndio, estrutura de acesso para deficientes físicos, estacionamento para quatro veículos e bicicletário. No terreno, de 849 metros quadrados, será construído um anexo, com banheiros, copa e área de serviço, além de um deck que poderá ser utilizado para eventos ao ar livre. Internamente, a casa continuará tendo espaço para biblioteca e salas de leitura. Será mantida a vegetação existente e o antigo automóvel (uma Rural) permanecerá no jardim como elemento da história do imóvel e memória do cineasta.



O espaço cultural está fechado desde 2011. O imóvel, que pertencia à Secretaria de Estado da Cultura e era utilizado pela Fundação Cultural por meio de um convênio, foi doado ao Município em dezembro de 2013. A Prefeitura solicitou a doação com a intenção de recuperar a casa e reativar a biblioteca. O processo de registro em cartório foi concluído em dezembro de 2014.

“Ver a Casa Kozac, um patrimônio daqueles abandonado, era de dar dó. Agora com o restauro, vamos recrutar crianças carentes da região para a realização de atividades de lazer e cultural”, afirmou José Carlos Mendes do Nascimento.

Durante todo o processo foi importante a participação e colaboração do vereador Hélio Wirbiski, que desde o início se empenhou para que o espaço fosse reaberto.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Conheça a nossa loja

Quer indicar uma matéria?

Envie uma mensagem no WhatsApp

41 9 9765-2248 ou 

Loja do Bairro Uberaba