top of page

Receba novidades do bairro Uberaba em primeira mão!

Escolha um canal

whatsapp-logo-1.png
telegram-logo.png
Brincando com o celular

Como agir em caso de drogas na família.


Esse assunto é meio delicado, mas vou tentar explicar isso da maneira mais fácil possível para vocês.

Conhecendo o inimigo.

Primeiro de tudo, a melhor estrategia para combater o inimigo é conhecendo como ele luta.

então vamos falar primeiro do efeito da droga. como não sou medico nem cientista não vou falar da dopamina que é liberada e causa sensação de prazer quando se usa a droga, nem de como o cérebro reage, vou simplificar para vocês.

Imagine que você nem tomou café da manha ainda e você esta carpindo um terreno cheio de mato desde as 6 da manha, com ortigas pelas canelas, e o sol queimando a sua cabeça, já são 4 horas da tarde e a pessoa que ia te levar a água e boia não foi. 

   Ai  do nada alguém aparece com o seu lanhe preferido (coxinha, risoles e etc..)  e uma coca-cola geladinha e te oferece só um pouquinho, mas pouquinho mesmo, só para instigar a sua fome. agora imagine essa sensação de querer comer mais e multiplique por 1000. 

Difícil imaginar né? então, a vontade de usar drogas pode ser ainda maior.

Por isso é tão difícil largar esse vicio, mas ao contrario da fome, o vicio é possível controlar e viver sem, pois ninguém morre por não usar, mas para isso o usuário tem que querer se recuperar e ter uma motivação

Oque faz um usuário parar de usar?

Primeiramente motivação, O usuário de crack não vai parar de usar drogas se ele não tiver uma boa motivação para isso, mas o problema maior é que a maioria dos usuários já estão muito desmotivados, já perderam a namorada ou esposa, a família não respeita mais (com motivo).

Ai já é a primeira dificuldade de motivar um usuário a parar de usar. pois confiança não é coisa que se dê e sim que se conquista.

 Posso fazer alguém a parar de usar?

Não, ninguém pode a não ser o próprio usuário, mas você pode ajudar e muito, mostrando que esse vicio não esta acabando somente com ele mas também com a sua família, porque querendo ou não, quem mais sofre são os familiares. e também motivando ele a parar, e acima de tudo, acreditar que ele vai conseguir, pois você não pode ajudar a lutar numa causa que você não acredita.

COMO AJUDAR?

Um erro muito comum cometido por familiares do Usuário é achar que gritar, xingar e julgar ele vai fazer ele parar e voltar a sua vida normal sem drogas, e isso é um engano, é uma característica dos usuários de drogas a se afastar aos poucos da família, e fazendo isso você estará apenas acelerando o processo. pense que isso é um cabo de guerra, as drogas vão querer o usuário e a família também, você conseguira exito nessa batalha trazendo o seu familiar para próximo da família de novo, mas isso não é também assim de uma hora para outra, é aos poucos, mostre o quanto ele é importante para vcs, e aos poucos vá mostrando o mau que a droga esta causando. uma dica é sempre colocar um espelho na casa em um local estratégico faça com que o usuário se enxergue. pois a melhor maneira de falar a verdade é mostrando ela, e o espelho faz esse papel muito bem. a imagem de um usuário de crack refletida no espelho costuma chocar o usuário muito mais que palavras, pois o espelho não tem opinião, não esta do lado de ninguém e não tenta convencer ninguém, ele apenas mostra a verdade.

Clinica de recuperação

As clinicas e chacras de recuperação é uma excelente opção para iniciar o processo, pois ali o usuário verá que é sim possível ficar sem a droga, conheço varias chacras de recuperação, tem umas que tem seus lideres despreparados, porem tem outras que são exemplo.

A chacra Águia Dourada (que fica em bocaiuvas do sul) onde o pastor que liderava erá o Ronaldo, uma  pessoa que na minha opinião não tinha o menor preparo psicológico para fazer isso, uma pessoa arrogante que na maioria das vezes estava alheio as coisas que acontecia na chacra. Um grande defeito era de tentar humilhar os internos de maneira a fazer com que eles se senti-se um lixo, e depois dizia que um dia eles iriam agradecer por isso. (tenho raiva dele até hoje pelo que passei la dentro)  alem disso, pedia para a família uma cesta básica no valor de 500,00 na época que incluía desde vassoura a alimentos superficiais como abacaxi em conserva, fora a mensalidade que tinha que pagar. mas oque os internos comiam todo a dia era joelho de galinha cozido com polenta e figado de galinha cozido e nada mais. ouvi dizer que essa chacra fechou, mas não sei se é verdade. em contra partida alguns obreiros que estavam la eram exemplos, normalmente ex-usuários também que tinham suas atitudes totalmente diferente do pastor.

Agora em Agudos do Sul, tem uma chacra chamada SOS VIDA que é um exemplo, pessoas simples, um pastor gentil e humilde e obreiros que são exemplos de pessoas e também de superação, os internos são bem tratados, bem alimentados e a chacra disponibiliza vagas sociais, para famílias que não podem pagar o tratamento. o pastor que esta a frente dessa chacra é o Pastor Carlos, que a um tempo atras disponibilizou uma vaga para uma pessoa que eu encaminhei, diga-se de passagem que encaminhei porque já conhecia o lugar. um lugar tranquilo onde o interno aprende a ganhar a confiança das pessoas novamente, la o interno tem suas atividades para fazer também e tem o seu tempo para refletir no que já aprendeu. o pastor acompanha a evolução de quem esta la dentro e da seus conselhos quando necessário. os obreiros (normalmente ex-usuários) também tem um papel fundamental la dentro, sempre com boas palavras e uma excelente companhia la dentro.

Então resumindo, se puder, escolha bem o lugar onde vai colocar o usuário, em ambas os lugares ele vai ver que é possível se recuperar das drogas, vai aprender la dentro. Mas se a experiencia na primeira for ruim, é provavelmente ele não vai querer ir para mais nenhuma se for necessário.

O usuário sofreu uma Recaída, como agir?

Depende da recaída, tem recaída de 1 dia ou recaída de uso continuo, ambas são normais, podemos dizer que faz parte do tratamento, porem se a recaída for de apenas 1 ou 2 dias, normalmente não precisa fazer nada, pois o próprio usuário vera a besteira que ele fez e dificilmente voltara a fazer.

Porem se voltar a usar continuamente a coisa se complica, pois ai temos que iniciar o processo novamente, talvez até um novo internamento, por isso é importante que a primeira experiência com chacra de recuperação ou clinica não seja traumatizante. mas uma coisa é certa, a cada processo, mesmo que repetitivo, deixa a pessoa mais forte contra a droga.


 Um ano sem usar crack, existe riscos?

O risco existe até para quem nunca usou, porem para quem já foi usuário o risco é maior, pois com um ano limpo, ainda sim de vez em quando relampeia uma vontade rápida de usar, mas passa logo, o usuário sabendo resistir a isso, ele não terá problemas, pois isso passa. recomendo o ex usuario evitar passar por lugares usados para compra ou consumo, pois normalmente quando se passa por esses lugares que a lembrança/vontade bate. durante o processo também é importantíssimo trocar seus círculos de amizades para evitar pessoas que usavam junto e outros usuários, pois eles se tornam um gatilho para a recaída. 

Espero que esse texto ajude pelo menos uma pessoa a se livrar das drogas, se ajudar já vai valer a pena ter escrito ele, se na sua região tem muitas famílias sofrendo com esse mau, compartilhe, quem sabe esse texto ajude. 

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Conheça a nossa loja

Quer indicar uma matéria?

Envie uma mensagem no WhatsApp

41 9 9765-2248 ou 

Loja do Bairro Uberaba