top of page

Receba novidades do bairro Uberaba em primeira mão!

Escolha um canal

whatsapp-logo-1.png
telegram-logo.png
Brincando com o celular

Conheça a história do Bairro Uberaba

Alemães e americanos abriram a mata virgem para abrir um caminho para o Sul do Brasil. Este "caminho" hoje é a Av. Salgado Filho, com seus 7 KM de comprimento.


Em 1899 foi inaugurado o Matadouro Municipal , onde depois virou Assoma e hoje está uma unidade do Instituto Federal.


Imagine um local com grandes áreas e ocupado por grandes famílias. Não estamos falando de uma zona rural, mas sim do bairro Uberaba, em Curitiba. Em 1937 a região começou a ter subloteamentos vendidos e, graças a esse histórico fator, hoje os “sobrenomes das ruas” e velhos conhecidos do bairro levam o nome de algumas famílias, como os Schilipack, os Szpak, os Gbur, os Mehl, os Zgoda, e poucos anos depois na sequência.... os Bazani, os Zibarth, os Cagliari, os Sugisawa, os Mussi, os Foggiato, ... por exemplo.


Os desbravadores donos dos primeiros loteamentos, foram os que iniciaram a história nessa região da cidade. Não havia nada além de pastagens dos dois lados da "estrada" para São José dos Pinhais, então caminho de tropeiros e viajantes ao Sul do Brasil, devido a este motivo, a família Szpak abriu seu armazém em 1937 e lá está até hoje.



O Uberaba é um bairro tranquilo e familiar que apresenta os mesmos problemas de outros mais, digamos, “elegantes” – assim como as mesmas qualidades.


O chamado Uberaba de Cima fica do lado esquerdo de quem segue do centro até o bairro, ficando do outro lado o Uberaba de Baixo. E olha que tem mais ainda! Dentro desta duas divisões, existem ainda as vilas e jardins.



E dá-lhe Jardim Santa Barbara, Vila Marques, Vila Edi, Jardim Centauro, Vila Macedo, Vila São Paulo, Vila Icaraí, Vila Audi, Vila União, Lotiguaçu e Jardim Alvorada. Todos estes com grande área local de comércio e lazer etc.


A região é muito privilegiada por várias linhas de transporte público, e também fica num ponto excelente sob o ponto de vista estratégico, pois, além da ligação com o Aeroporto Internacional de Curitiba, tem saída fácil para importantes vias de ligação internas e externas, tais como: BR-277 (Litoral PR), BR-116 (Linha Verde Norte e Sul), BR-376, (Santa Catarina) Linhão do Emprego, etc.



Vá pela história e não se engane. O Uberaba é um bairro tranquilo e familiar que apresenta os mesmos problemas de outros mais, digamos, “elegantes” – assim como as mesmas qualidades.





O Uberaba é o 5° bairro mais populoso de Curitiba, com mais de 100 mil habitantes, atrás apenas da CIC, Sítio Cercado, Cajuru e Boqueirão. Em 2014 ganhou o 1° Viaduto Estaiado do Paraná (fotos). Em 2011 o Uberaba foi o primeiro bairro de Curitiba a receber acesso à internet totalmente gratuito.


O Uberaba tem 14 KM² e uma densidade demográfica de 7.200 moradores por KM².



O Meu meu bairro é o Uberaba presta agora uma homenagem para todos os moradores, trabalhadores ou frequentadores deste simpático bairro.


SE VOCÊ GOSTOU DA MATÉRIA E QUER DEIXA-LA MAIS RICA,

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO.





Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Conheça a nossa loja